Projeto que une cultura e tecnologia beneficia estudantes de SP com cursos profissionalizantes
Preparar para o mercado de trabalho e disseminar a pujança cultural da maior metrópole do Brasil. Esse é o principal objetivo do CONEXÃO ARTE SP, projeto que une tecnologia, cultura, empreendedorismo e inclusão possibilitando que o conhecimento chegue, de forma gratuita, a estudantes em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. A iniciativa foi realizada por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMAC).
Em sua primeira edição, o projeto ofereceu cursos de iniciação profissional que tiveramfoco em tecnologias amplamente utilizadas naárea digital. Com mais de 50 horas de aula –incluindo aulas gravadas, ao vivo e atendimentos individualizados –, os cursos alcançaram um excelente índice de participação, beneficiando 180 alunos de 14 a 30 anos. As aulas foram ministradas por instrutores especializados na área educacionale toda metodologia foi pensada para facilitar a compreensão e a assimilação dos conteúdos.
O estudante Raphael Soares Silva foi um dos beneficiados pelo projeto. Ele conta que ficou muito feliz em participar: “pude aprender a programar e a criar sites. Os professores são ótimos. Agradeço muito a toda equipe do Conexão Arte!”. Thalison de Freitas Vieira também gostou bastante da oportunidade de participar dos cursos oferecidos pelo CONEXÃO ARTE SP: “foi desafiador e complexo, mas muito bom para minha formação”, resume.
App cultural sobre São Paulo
Utilizando os ensinamentos dos cursos, os participantes tinham como missão construir um aplicativo sobre locais culturais da cidade de São Paulo – e o fizeram com sucesso! O aplicativo Conexão Arte SP já está disponível gratuitamente e pode ser baixado nas versões Android e IOS.
Além do aplicativo, também tiveram a missão de simular
a criação de um site, desenvolvendo cada etapa do processo de construção: desde a pesquisa, redação dos textos e pesquisa iconográfica até aplicação dos conceitos Front-end, Back-end e Mobile.
O que os alunos aprenderam em cada curso
Front-end: ensina ao aluno HTML5, CSS3 e os fundamentos de JavaScript. Com esse curso, o aluno consegue realizar atividades como construir sites modernos, hospedar esses sites na internet gratuitamente e criar seu próprio portfólio.
Back-end: curso de JavaScript, com foco no servidor com NodeJS. Com esse curso, o aluno aprende a trabalhar na construção de sistemas, desenvolvimento de e-commerce e construção de APIs modernas que respondem a sites e ou seja, iniciam suas jornadas comoprogramadores Back-end.
Mobile: curso profissionalizante de React Native que ensina a construir aplicativos nativos para iOS e Android. Ao realizar esse curso, o aluno consegue construir aplicativos, além de aprender a consumir API back-end e publicar o aplicativo nas lojas Apple App Store e Google Play.
O projeto Conexão Arte SP é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do PROMAC e contou com o patrocínio das seguintes empresas: Tivit, Vinci Partners, NEO, FSB Comunicação, Valid, EZTec e GJP Hotels & Resorts.