Eventos

“Minas Trend”: marcas investem em moda autoral para conquistar mercado

Em uma época dominada pelo consumo acelerado e, muitas vezes, descartável, algumas marcas seguem o caminho oposto e investem em coleções feitas artesanalmente, valorizando os processos manuais, o design próprio, a identidade cultural e a sustentabilidade. É a chamada moda autoral, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, inclusive de luxo, sendo um dos destaques da 33ª edição do Minas Trend, que acontece até esta quinta-feira (10), no BH Shopping. 

Participando pela primeira vez do evento, a Nannacay, marca de acessórios de luxo que utiliza técnicas artesanais do Brasil e de países como Peru e Equador, tem a inovação e a criatividade como base principal de seu trabalho. Márcia Kemp, fundadora e diretora criativa, explica que a valorização do trabalho artesanal é peça central da marca, que emprega cerca de 305 famílias de artesãos da América do Sul. Segundo a empresária, cada grupo é escolhido com cuidado, respeitando suas habilidades específicas e tradições culturais. 

“A Nannacay é uma marca 100% artesanal, manual, consistentemente sustentável e de impacto social, que promove a pluralidade de culturas, desde sua fundação, em 2014. As peças são feitas a quatro mãos. Primeiro, identificamos o potencial criativo do grupo que queremos trabalhar e depois trazemos nossas inspirações e direção criativa para desenvolver a peça final. Os nossos artesãos são verdadeiros artistas e isso amplia muito o nosso repertório de vida e de pesquisa. Cada acessório nosso é um testemunho da rica herança cultural e do talento dos artesãos envolvidos, garantindo um produto exclusivo e cheio de personalidade”, destaca.

Em 2022, a Nannacay ficou entre os três finalistas do prêmio CNMI Sustainable Fashion Awards, criado pela Câmara da Moda Italiana, em colaboração com a Ethical Fashion Initiative (EFI) das Nações Unidas, superando grandes marcas como Gucci, Prada e Armani na categoria “Impacto Social”, cujos critérios valorizavam iniciativas que promovessem o desenvolvimento humano e superassem as injustiças sociais.

“Na Nannacay, acreditamos que é possível alinhar moda e impacto positivo, gerando mudanças reais nas comunidades para um futuro mais justo e sustentável. É uma marca que nasce com um propósito claro: transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, completa Márcia Kemp.
 

Perfeitamente imperfeita

“Perfectly imperfect” é o tema da coleção de outra estreante no Minas Trend, a jovem Cleo Schanen, de 20 anos. A marca de roupas que leva seu nome é caracterizada por um design arrojado, que combina pesquisa de novos materiais, com sofisticação e qualidade. Algodão orgânico, tecidos inteligentes de alta performance, acabamentos 3D e sobreposições táteis compõem as peças exclusivas, com bordados, produzidas em ateliê. 

“A coleção é um tributo à tradição mineira, reformulando o bordado regional e substituindo a matéria-prima de vidrilho e pedrarias, por componentes metálicos. Desde o início quis fazer peças atemporais, duradouras, com propósito e sustentáveis”, explica. 

Joias e bijuterias

Outro segmento que também está mergulhando no universo da moda autoral é o de joias, semijoias e bijuterias. Neste ano, são 12 marcas presentes no Minas Trend. “A moda autoral traz uma maior identificação para marca e mais exclusividade, com a possibilidade do designer acompanhar todo o processo, desde a produção, com a escolha dos insumos, até a entrega do produto, o que enriquece o storytelling. Além disso, o produto autoral traz uma maior conexão com todos os atores da cadeia produtiva”, opina Murilo Graciano, presidente do Sindicato das indústrias joalheiras, ourivesarias, lapidações e obras de pedras preciosas, relojoarias, folheados de metais precioso e bijuterias do Estado de Minas Gerais (SINDIJOIAS-MG). 

Há 40 anos no mercado, a Erê Bijuterias é uma veterana do Minas Trend, tendo participado de todas as edições do evento. Érika Melo, diretora da marca, explica que, desde o início, as peças sempre foram feitas à mão, utilizando como matéria-prima principal a pedra natural agregada a outros produtos diferenciados, como o fio de algodão encerado, a madeira, o couro, a resina, entre outros. 

“Nós sentimos que o mercado tem valorizado cada vez mais esse processo hand made, mais exclusivo. O produto da marca Erê é sinônimo de atemporalidade e de identidade própria, com um estilo inconfundível”, destaca. 

O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), apoio máster do Sebrae Minas, e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo