AI Experience: como a Inteligência Artificial pode melhorar a experiência do cliente?
Especialista em marketing de experiência, Marvin Akbari explica como a automatização facilita a relação entre marcas e consumidores
A experiência do cliente é fundamental para o sucesso das empresas, e a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada nesse sentido. Com a crescente adoção da tecnologia, as marcas estão buscando maneiras de utilizar a IA para melhorar a relação entre marcas e consumidores.
Um grande exemplo acontece com o Google, que anunciou no último dia 14 de março alguns aperfeiçoamentos em recursos do Google Docs, Gmail, no Planilhas (“Sheets”) e Apresentações (“Slides”), que devem gerar novas possibilidades para resumos e até discussões em textos criados no Google Docs, fazendo com que a IA praticamente “trabalhe para você”.
E essa preocupação em facilitar os processos de automação é que tende a melhorar a experiência do cliente. De acordo com Marvin Akbari, que fundou a C’est La Vie Produções, empresa especializada em eventos para o público de alto padrão, a IA tem o potencial de transformar o mercado, com as marcas entendendo melhor seus públicos de interesse.
“Pode oferecer automação de processos de atendimento ao cliente, personalização de produtos e recomendações personalizadas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que veremos mais exemplos de como a IA está sendo usada para melhorar a experiência do cliente”, explica.
A IA pode ser usada para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente, entregando personalização. Sobre os processos, o especialista Marvin Akbari listou alguns exemplos onde a inteligência artificial facilita a relação das marcas com os clientes. Confira!
Atendimento ao cliente
Essa é a primeira coisa que pode ser potencializada. Com a IA, as empresas podem automatizar tarefas repetitivas, como responder a perguntas frequentes e encaminhar chamadas para o agente de atendimento certo. Isso permite que as empresas forneçam um atendimento mais rápido e eficiente aos seus clientes.
Personalização de produtos
Outra maneira em que a IA pode melhorar a experiência do consumidor. “Com a IA, as empresas podem criar produtos personalizados com base nas preferências e necessidades do cliente. Isso pode ser feito através da coleta de dados comportamentais e de compra do cliente, que são então utilizados para criar produtos personalizados”, detalha Marvin.
A relação da IA com as lojas físicas e online
Em lojas online, a IA pode ser usada para ajudar os clientes a encontrar produtos relevantes mais facilmente. Isso pode ser feito através da criação de um assistente virtual que utiliza a linguagem natural para entender o que o cliente está procurando e recomendar produtos que atendam às suas necessidades.
Em lojas físicas, a IA pode ser usada para personalizar a experiência do cliente em tempo real. “Isso pode ser feito através do uso de sensores e câmeras que rastreiam o movimento do cliente na loja. Com base nesses dados, a IA pode fornecer recomendações personalizadas e ofertas especiais para o cliente”, explica Marvin.
É importante lembrar que a IA não pode substituir completamente o atendimento humano. A presença de profissionais é importante para o desenvolvimento de interações que só podem ser feitas por pessoas. Para Marvin, é essencial que “as empresas encontrem um equilíbrio entre a automação e a interação humana para garantir que os clientes recebam a melhor experiência possível”.
Além disso, as marcas devem garantir que as práticas de coleta e uso de dados sejam éticas e transparentes, para evitar problemas de privacidade e confiança do cliente.