Vivendo em Portugal a 18 anos, empresário brasileiro Honorato conta como é a experiencia.

O número de brasileiros que deixam o país em busca de novos sonhos cresce a cada dia. Estados Unidos lidera a preferência no ranking dos destinos mais procurados. Portugal, pela semelhança com o idioma, desponta agora como nova opção. Na busca de novas oportunidades estão brasileiros de todas as faixas etárias e classes sociais. Artistas, jogadores de futebol, profissionais com ensino superior e trabalhadores das mais diversas especificações.
Luana Piovani mudou com o então marido, o surfista e participante do Big Brother Brasil, Pedro Scooby, para Cascais, buscando um lugar melhor para criar os filhos. Hoje, separada, continua em Portugal, assim como o ex-marido que não deixou o país para não se privar da companhia da família.
A modelo Cintia Dicker, nova esposa do surfista, trocou a agitação permanente de Nova York pela calmaria de Portugal. No novo país, a brasileira que antes só ouvia barulho e ecos da cidade grande, acorda com o canto de passarinhos e cuida de uma horta no quintal.
Honorato, brasileiro da cidade de Balneário Camboriú, estado de Santa Catarina, mora em Portugal desde 2004. O empresário escolheu a cidade de Sintra para uma nova mudança de ares. Ele, que hoje comanda um grupo de nove empresas, conta que em 2009 iniciou uma nova trajetória de vida fora do Brasil abrindo um pequeno restaurante de sushi.
“Abri meu primeiro restaurante em Portugal com apenas duas mesas. O meu objetivo era criar empresas e vender depois de se firmarem no mercado, diferente de hoje que meu pensamento é sempre continuar no comando dos negócios”, diz.
Outro atrativo para imigrantes em Portugal são medidas como o decreto para concessão de vistos de trabalho para imigrantes. O decreto beneficia
diretamente países que pertencem a CPLP, comunidade dos países de língua portuguesa, que permite que estrangeiros do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste, permaneçam no país por 120 dias para fechar contratos de trabalho com prorrogação de mais 60 dias. Em caso de contratação, o imigrante pode regularizar sua moradia no país.
“Morar em Portugal é maravilhoso e ótimo para os negócios. O país oferece segurança e tranquilidade para trabalhar, além da qualidade de vida. Tenho amigos aqui e vejo muitos brasileiros chegando buscando oportunidades. É um país com muitas possibilidades de trabalho. Encontrei meu lugar no mundo e volto ao Brasil apenas para matar a saudade visitando parentes e amigos”, afirma Honorato.
