Marca sustentável gera 44% mais interesse para consumidor, diz especialista
A intenção de um consumidor que vai a uma loja para comprar um produto muda constantemente. Com ela, o valor agregado que cada usuário atribui a determinado produto ou serviço também vem sendo diversificado, principalmente, com o fortalecimento da presença das grifes na internet e com a transparência com que algumas marcas tratam temas sensíveis à sociedade, como sustentabilidade.
É por isso que, para o empresário Leonardo Ávila, o meio ambiente vai definir como lojas vão transportar suas encomendas. O movimento, segundo o fundador da Olympos, já vem acontecendo, mas será fortalecido a partir deste fim de ano.
“A intencionalidade do consumidor mudou para a ação, à medida que mais pessoas compram produtos de empresas operadas de forma sustentável. Os comerciantes se concentram em melhorar sua sustentabilidade, incluindo seus impactos ambientais e sociais”, pondera.
E continua: “As empresas que investem em sustentabilidade por meio de sua cadeia de suprimentos obterão retornos na retenção de clientes ”. Atualmente, segundo ele, estudo da Shopify revelou que mais de 53% das empresas estão investindo em melhorias em sustentabilidade dentro das próprias operações. O mesmo levantamento aponta que mais de 44% dos consumidores têm mais interesse em labels que se preocupam com a temática. Os dados são referentes a este ano.
De acordo com Leonardo, encontrar maneiras de reduzir pegada de carbono, revisitar entregas por logística de quilometragem (rota inteligente) e reduzir gasto de energia com atendimento físico são pontos a serem observados.
“Tornar a embalagem do produto reciclável ou compostável é outra ideia que reduz muito o impacto daquilo no meio ambiente, que é um tema que mais pessoas têm dado atenção já há alguns anos. Desempenhar metas e estabelecer patamares de sustentabilidade entre presidência, direção e colaboradores também é interessante para uma estratégia macro dentro da companhia”, termina.