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Ministério de Saúde lança campanha “Se pode ser dengue, pode ser grave” assinada pela Calia

Os anos de 2023 e 2024 foram marcados pelo aumento no número de casos suspeitos da dengue. Para enfrentar essa situação, o Ministério da Saúde ativou o Centro de Operações Emergenciais (COE) para dengue e outras arboviroses, para aprimorar o planejamento e a resposta coordenada, de forma integrada e articulada, com estados e municípios, à epidemia de arboviroses urbanas no Brasil.

Nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil registrou redução de 71,95% nos casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2024. Apesar do avanço no controle da doença, a letalidade continua sendo um fator de alerta para as autoridades de saúde, sendo necessárias ações perenes de comunicação focadas na assistência.

O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas, pois os óbitos por dengue são evitáveis. Um dos desafios centrais a serem enfrentados é a subestimação da gravidade da doença e de seus sinais de alerta, o que pode atrasar a busca por atendimento e agravar os casos. A automedicação também é um fator perigoso, pois abafa os sintomas, não trata a doença corretamente e a torna ainda mais letal.

Pensando nisso, atendendo ao briefing do Ministério da Saúde, a Calia criou a campanha: Se pode ser dengue, pode ser grave. O objetivo é alertar e ensinar a população brasileira sobre o caminho a seguir assim que surgirem os primeiros sinais.

Para ampliar a divulgação e o impacto da campanha, foram produzidos spot, filme, merchan, DOOH, MUB, cartazes e diversas peças para as redes sociais.

FICHA TÉCNICA:

Cliente: Ministério da Saúde

Campanha: Enfrentamento às Arboviroses 2025

Agência: Calia Comunicação

Direção Geral de Criação: Geisa Lopes

Codireção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira

Criação: Gabriel Abreu e Ronilton Costa

Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante, Juliana Vasconcellos e Hélio Macedo

Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, João Pinheiro e Liana Bonaccorsi

Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda

Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Ariovaldo Neto, Marcela Silva e Débora Freitas

Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar

BI: Tiago Prata e Gracielly Lemos

Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe e Lucas Xavier

Aprovação Ministério da Saúde: Poliana Oliveira, Kamila Mota, Kelly Rodrigues, Nathalia Gardini e Rafael Atuchi

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