Penteados podem contribuir com a queda capilar; Dr. Felipe Salmen explica quais evitar
De acordo com o médico especialista em transplante capilar, a tração causada no cabelo gera inflamação do folículo e, consequentemente, a perda dos fios
A perda capilar pode ter diversos motivos, inclusive, a tração. Alguns penteados podem contribuir com a quebra e queda dos fios, e provocar até mesmo calvície. Um dos sinais de que a forma como usa o cabelo tem sido prejudicial são falhas que surgem no couro cabeludo.
A alopecia de tração é um dos problemas causados pelo modo que o cabelo é usado. De acordo com o Dr. Felipe Salmen, médico especialista em transplante capilar, os penteados que causam quebra e queda do cabelo são tranças, megahair, rabos de cavalo e coques muito apertados, como os usados por bailarinas.
“A tensão provoca uma reação inflamatória em torno do folículo piloso, a parte do cabelo que fica sob a pele. Essa inflamação causa a miniaturização dos fios. Se continuar ocorrendo por longo um período, pode levar a lesão total do folículo. Se a tração for prolongada, começam a surgir falhas em meio ao cabelo”, explicou o médico.
“O primeiro sinal de que o penteado vai resultar em uma alopecia, ou até mesmo calvície, é o surgimento de bolinhas com pus em volta dos pelos. Essa é a inflamação inicial, e pode tomar maior proporção no couro cabeludo. Normalmente, as quedas de cabelo provocadas pela tração começam na parte frontal”, acrescentou.
O médico alerta que, ao notar que o problema tenha começado, algumas atitudes podem evitar que ele se prolongue ou cause maior dano. Para tratar, é importante procurar ajuda de um profissional, dependendo da proporção da queda. Porém, alguns hábitos também podem ajudar.
“O ideal é evitar qualquer tração nos fios por períodos prolongados. Aproveite também para hidratá-los e não fazer tratamentos químicos nos cabelos. As mechas precisam relaxar para não impedir que os novos pelos cresçam. Deixa-los livres é um bom começo para evitar a perda capilar”, concluiu.