Grilagem de terra aterroriza a Bahia

Fazendas estão sendo invadidas por grileiros no município de Côcos BA.
Uma das regiões que vem recebendo grandes investimentos no setor agrícola, principalmente pelo potencial hídrico para irrigação, vem sendo palco de disputas de grileiros que aparecem geralmente em finais de semana e feriados, com ônibus, banheiros químicos, antenas de internet e homens armados e encapuzados, amedrontando as pessoas que transitam nas rodovias e funcionários das fazendas.
Um grupo de fazendeiros já fizeram a denúncia na polícia Federal e na polícia militar da Bahia.
Neste feriado de carnaval a fazenda Pau Terra que fica aproximadamente a 90 km da sede do município de Côcos foi invadida por um grupo de elementos armados com veículos com placas do estado de Goiás. Esta fazenda é uma terra que foi arrematada num leilão do Banco Economico de investimento em 1993.
Agora os invasores sabendo dos grandes projetos irrigáveis que serão implantados naquela área, estão fabricando escrituras com registro em cartório com menos de um ano de registro e sem cadeia sucessória.
Os agricultores já recorreram à autoridades buscando a segurança dos funcionários dentro dos projetos que estão sendo implantados na região do Oeste baiano.
Caminhões são barrados pelos funcionários da fazenda em côcos. Os veículos estavam transportando material de construção e madeira de cerca para aumentar sua estrutura grilagem de terra na região.
Os elementos são conhecidos, Marcos Vinícius Neves, Wilton Caldeira, entre outros, Sendo o chefe da grilagem um tal Silvio Stefanelo, gaúcho residente em Posse-GO, o qual mediante perícias fabricadas , forja escrituras públicas, as registra no Cartório de Imoveis e a seguir promove a invasão.
Os proprietários de terras esperam que as autoridades tomem as devidas providências em relação às invasões. Os governos tanto na esfera estadual e federal devem agir para colocar ordem nessa situação.
Essa matéria é apenas um prévia do que ocorre na Bahia, estamos em atualização e na sequência traremos mais detalhes sobre esse assunto.





