Parceria leva formação em cibersegurança nas escolas
A BluePex® Cybersecurity, empresa de atuação global em cibersegurança com sede em Limeira, lançou o projeto “Geração Blue” para estimular jovens em formação a atuar neste mercado que tanto precisa de mão de obra qualificada. A iniciativa é idealizada há anos pela direção da empresa e, a partir de agora, será concretizada. Duas instituições de ensino técnico de Americana (SP), uma pública e uma particular, serão as primeiras a receber especialistas da BluePex®. A iniciativa pretende alcançar instituições de ensino interessadas em todas as regiões.
Depois do treinamento que ocorrerá em duas etapas em cada escola, os alunos participantes receberão certificados com o selo BluePex® Cybersecurity. O Colégio Politec e a Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente já estão preparados para os dias 6 e 20 de maio, quando a BluePex® espera fazer a diferença na vida profissional dos alunos.
O projeto é comandado pelo especialista em cibersegurança e gerente de suporte técnico da BluePex®, Fernando Bryan Frizzarin, que também é professor. Ele estará junto com a equipe de jovens especialistas da empresa, escolhidos para este contato com os alunos.
A BluePex® disponibilizará neste treinamento sua plataforma de soluções para que os alunos tenham contato com o que há de mais moderno na prevenção e combate aos ciberataques.
Entre os temas do treinamento estão: O que é cibersegurança e o conceito de segurança digital; O que é cibercrime e as categorias que fazem parte de um; Exemplos e explicação dos tipos de invasão: DDoS Attack, Port Scanning Attack, Ransomware, Cavalo de Troia, Ataques de força bruta, Zero Day, Cryptojacking e Phishing. Também serão apresentados exemplos fictícios e reais sobre phishing e como são aplicados na vida real; casos e os métodos utilizados nos exemplos; importância da aula de redes, entre outros, como métodos de prevenção da rede e condições que não há como monitorar.
A segunda parte do treinamento inclui todo o detalhamento da plataforma de cibersegurança: criação e edição de usuários; o que pode e não fazer com o arquivo baixado; etapas da instalação; acesso remoto, entre vários outros tópicos que permitirão conhecimento privilegiado e gratuito.
Auxílio ao desenvolvimento regional
“Para a BluePex®, esse projeto é de uma importância ímpar por estar junto da comunidade ajudando no desenvolvimento regional. O propósito central do projeto é levar o conhecimento sobre cibersegurança aos alunos dos cursos técnicos para que possam compreender as mais diversas técnicas utilizadas pelos cibercriminosos e também saibam como se defender deles, pessoal e profissionalmente. A partir disso, o objetivo também é incentivá-los a ingressar nesse campo da Tecnologia da Informação, que está em franco crescimento, dado o uso cada vez mais frequente e a dependência do mundo dos negócios das tecnologias digitais”, diz Fernando.
De acordo com ele, a expectativa é mostrar aos colégios que possuam cursos técnicos a possibilidade de contar com a BluePex®, uma empresa 100% nacional, de expertise reconhecida em cibersegurança, para realização de cursos e levar esse vasto conhecimento aos seus alunos como disciplina extracurricular, mostrando um campo promissor de atuação profissional.
Serviço
Instituições de ensino técnico interessadas no projeto “Geração Blue” podem entrar em contato com a empresa por meio do site https://www.bluepex.com.br/, onde estão todos os canais de comunicação e também informações úteis sobre o serviço prestado pela empresa em todo o Brasil e outros países.
Foto: Freepik